​  ​

  Logo  

Fone: (62) 4012-3000



TERMO DE ESCLARECIMENTO PARA PROCEDIMENTO ANESTÉSICO


Pacientes submetidos ao procedimento anestésico deverão estar acompanhados por um adulto lúcido e previamente identificado. Paciente menor de 18 anos de idade é indispensável a presença do pai e/ou mãe ou do responsável  legal.  No caso de crianças, é importante a presença de duas pessoas, uma vez que após a liberação por parte do médico anestesista, a criança deve estar sob cuidados do responsável legal e a outra pessoa disponível para dirigir e acompanhá-los. Em NENHUMA circunstância será permitido realizar o procedimento anestésico sem acompanhante.


Existem várias técnicas anestésicas. Em crianças é utilizada a técnica inalatória, conhecida vulgarmente como "cheirinho". Em adultos é a técnica venosa, aplicada através de injeção, semelhante ao que é feito nas endoscopias.


Na administração de qualquer substância, pode haver reações alérgicas e de diferentes graus de intensidade. Isso dependerá de fatores relacionados ao paciente e à substância utilizada. Portanto, qualquer reação alérgica anteriormente ocasionada ou a presença de doenças como gripes, resfriados, asma ou qualquer outra deve ser informada ao anestesista.


É necessário que o paciente esteja em jejum absoluto, para que não haja resíduos no estômago, uma vez que durante a anestesia os reflexos protetores das vias aéreas não estão presentes. Nestas circunstâncias, vômitos e regurgitações de resíduos gástricos, se atingirem os pulmões, podem provocar pneumonia química.

As recomendações para evitar tais complicações são as seguintes:


- Jejum de alimentos sólidos e/ou gordurosos: 08 horas

- Jejum de leite em pó ou de leite de vaca/cabra: 06 horas

- Jejum de leite materno: 04 horas

- Jejum de água/chás e demais líquidos: 02 horas


Medicações de uso contínuo, como remédios para pressão arterial, depressão, epilepsias e outros, devem ser tomados no horário habitual, mesmo no dia do exame, com pouca água.


É importante que no dia do exame o paciente não marque nenhum compromisso, pois o mesmo não poderá exercer qualquer atividade que exija atenção, devido ao efeito residual da anestesia.


Pacientes obesos, diabéticos, idosos e em uso de medicações têm maiores chances de broncoaspiração. Sempre que possível deve-se tentar realizar o exame sem sedação ou sedação leve.


É importante estar ciente que nenhum procedimento é totalmente seguro e que, mesmo tomando todos os cuidados, complicações podem ocorrer.  A anestesia é um procedimento de risco e qualquer pessoa está sujeita a sofrer intercorrências em consequência do procedimento. 

Todo paciente será entrevistado pelo médico anestesista ANTES do exame, onde as informações pertinentes ao estado de saúde do paciente deverão ser informadas e avaliadas pelo profissional, bem como as dúvidas em relação ao procedimento poderão ser esclarecidas.